Otorrino BH

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia para correção do desvio de septo.

Seu nariz está trabalhando contra você?

Quando você fecha a boca e respira fundo, o ar flui facilmente pelos dois lados do nariz? Ou seu nariz está tornando mais difícil para você respirar livremente?

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), estima-se que o desvio de septo ocorra em 85% da população, muitas pessoas vivem sem saber, com um desvio de septo. Isso significa que a cartilagem que divide a passagem nasal é torta ou irregular, tornando um lado mais estreito do que o outro.

Mas nem todo mundo que tem um desvio de septo requer intervenção para isso. Muitas pessoas não apresentam sintomas.

No entanto, para algumas pessoas, esta condição pode tornar as doenças mais graves e causar outros problemas. Por isso é muito importante ser avaliado por um especialista que pode te orientar se você precisa ou não corrigir o seu desvio de septo.

Você pode ter um desvio de septo por vários motivos. Se você quebrou o nariz ou teve algum tipo de trauma no rosto, pode desenvolver um desvio de septo. Em muitos casos, as pessoas nem sabem que quebraram o nariz ou tiveram uma lesão grave o suficiente. Mas também pode acontecer desde o nascimento – apenas com a pressão do canal do parto. A cartilagem e os ossos podem crescer de forma torta.

 

Quais são os principais sinais e sintomas de desvio de septo?

1.      Dificuldade em respirar – O desalinhamento nasal torna mais difícil para o ar passar pelo seu nariz, então é mais difícil para você respirar. Esse problema geralmente vem à tona quando você tem um resfriado ou alergia.

2.      Congestão nasal / dores de cabeça – Como o ar nem sempre flui livremente pelas passagens nasais, devido a obstrução nasal às vezes você pode sentir sua cabeça/face “entupida”. Essa pressão acumulada pode levar a dores de cabeça ocasionais. A pressão extra em seus seios da face também pode fazer seu rosto ficar dolorido.

3.      Hemorragias nasais – quando você tem um septo curvo, o ar tem mais dificuldade para passar pelo nariz. Isso aumenta a probabilidade de secar as membranas do nariz. Essa falta de umidade o torna mais suscetível a hemorragias nasais.

4.      Infecções sinusais (Sinusites) – quanto mais obstruídas estiverem as vias respiratórias, maior será a probabilidade de você desenvolver infecções sinusais frequentes, pois a drenagem do nariz fica comprometida.

5.      Ronco / sono interrompido – Quando você dorme, a congestão nasal de um desvio de septo pode causar respiração ruidosa e ronco. Se você está com problemas para respirar, pode ter dificuldade para dormir e continuar dormindo. Em alguns casos, um desvio de septo pode contribuir para a apnéia do sono, uma condição potencialmente séria em que a respiração para durante o sono. É muito comum o paciente acordar com frequência com a boca seca e sede por ter passado a noite respirando pela boca.

 

Como saber se você tem desvio de septo?

O diagnóstico do desvio de septo é feito na consulta com o médico otorrinolaringologista especialista.

Através de exames de imagem: Videoendoscopia Nasal, é possível diangósticar e mostrar ao paciente o desvio de septo, bem como a diminuição do espaço dentro do nariz para passagem de ar. Esse exame é feito no consultório durante a consulta.

Como auxiliar no diagnóstico e caracterização do desvio normalmente o médico solicita a realização de uma Tomografia Computadorizada dos Seios da Face.

 

Qual é o tratamento do desvio de septo?

Tratamento Definitivo (Cirurgico) – A única forma de tratar definitivamente o desvio de septo é através de uma cirurgia de correção do desvio de septo (Septoplastia), associada ou não a um procedimento estético (Rinoplastia), daí o termo Rinoseptoplastia.

 

Tratamento Sintomático – Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar os sintomas, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente. O paciente nunca se deve automedicar e deve sempre consultar o seu médico antes de tomar qualquer medicamento sob pena de poder agravar o seu quadro clínico.

 

A decisão de operar deve ser tomada pelo médico otorrinolaringologista e pelo paciente após estudo do desvio do septo através de uma videoendoscopia nasal e apoiado por outros exames complementares de diagnóstico como Tomografia Computorizada (TC). É muito importante que você seja atendido por um médico experiente capaz de guiar o melhor tratamento de acordo com o paciente.

 

O que é Septoplastia (Rinoplastia Funcional)?

 

A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir um desvio de septo, a estrutura central do nariz que separa as narinas.

A septoplastia é realizada para endireitar os ossos e a cartilagem do septo para que as obstruções sejam removidas das vias respiratórias. Pessoas com desvio de septo têm maior probabilidade de apresentar problemas de ronco, apneia do sono e sinusite. Esses sintomas são virtualmente eliminados nos pacientes submetidos à septoplastia.

Uma septoplastia leva de 30 a 90 minutos para ser concluída, dependendo da complexidade da condição. Você ficará sob anestesia geral.

 

 

 

Em geral, a septoplastia é associada a outros procedimentos cirúrgicos dentro do nariz, tais como redução dos cornetos nasais (turbinectomia ou turbinoplastia), sinusectomia (abordagem endoscópica dos seios da face) ou mesmo rinoplastia (modificações na forma externa do nariz).

Posso fazer um procedimento de Rinoplastia (Rinoseptoplastia) associado a uma Septoplastia?

Se você já pensou em mudar a aparência do nariz, pode ser uma boa ideia considerar ser submetido à uma septoplastia e uma rinoplastia ao mesmo tempo. A correção estética do nariz deve sempre ser feita levando em consideração aspectos funcionais, por isso o otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para realização de correções do nariz.

A rinoseptoplastia permite que você obtenha os resultados funcionais e estéticos que deseja, sem passar por várias cirurgias e várias rodadas de anestesia, sem mencionar os vários pagamentos. Você não só conseguirá respirar com mais facilidade, mas também experimentará uma melhora precisa e delicada na aparência do seu nariz.

 

Como é a recuperação da cirurgia (pós-operatório) para desvio de septo?

A recuperação após um procedimento de septoplastia é relativamente semelhante ao processo de recuperação da rinoplastia.

No dia seguinte à cirurgia de septoplastia, você pode sentir cansaço e sonolência, dores e drenagem nasal. Também haverá inchaço como resultado da cirurgia do nariz. Isso geralmente se dissipa em cerca de uma semana, momento em que você deve ser capaz de respirar com mais facilidade.

Hematomas externos não são típicos se você estiver recebendo apenas uma septoplastia e não for submetido a nenhum procedimento cosmético ou funcional adicional.

O paciente pode ou não permanecer internado após o procedimento. Essa decisão dependerá do horário, da dificuldade cirúrgica e da condição clínica do paciente. Quando bem e sem complicações, normalmente ele será liberado para a casa ainda no mesmo dia.

Quais são so benefícios da correção definitiva do desvio de septo?

1.      Respiração melhorada – A função respiratória geral é muito melhorada, uma vez que as passagens nasais são desobstruídas. Os pacientes podem desfrutar de melhora de performance em atividades físicas porque não se sentem mais limitados por suas habilidades respiratórias.

2.      Menos infecções nos seios da face (sinusites) – A abertura das vias aéreas pode permitir que o muco drene normalmente dos seios da face que estavam estreitados ou parcialmente bloqueados, zerando ou diminuindo significativamente a frequência em relação ao passado.

3.      Melhor qualidade do sono – Remodelar um septo torto não só melhora o fluxo de ar enquanto você está acordado, mas também reduz ou elimina o ronco e / ou apneia do sono e melhora a qualidade geral do seu sono, se você sofre de dificuldade de respirar pelo nariz, certamente sua qualidade de sono irá melhorar.

4.      Outros sintomas também podem ser eliminados como resultado desse procedimento, como sangramento nasal e dores de cabeça e nos seios da face. Os pacientes geralmente desfrutam de uma melhor qualidade de vida após esta operação.

 

Maiores informações: https://www.dradaniellyandrade.com

 

 

ma